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July 24, 2025

Skill-based e soft skills: as novas habilidades que estão transformando o jeito de aprender e trabalhar

A revolução pela qual o mundo do trabalho está passando é silenciosa, mas profunda e com impactos diretos no treinamento e desenvolvimento (T&D)

Alessandra Lotufo, MD da Afferolab, durante o CBTD, explicou como novas habilidades estão emergindo e culminando na era do modelo skill-based.  

Habilidades como empatia e criatividade ganham relevância e abrem novas exigências emocionais para um desenho profundo dos valores associados ao trabalho.

Neste artigo, reunimos os principais destaques do painel e o que eles nos dizem sobre o futuro da aprendizagem corporativa.

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Do cansaço crônico à aprendizagem com propósito

Vivemos hiperestimulados, bombardeados por feeds infinitos, múltiplas notificações e relações cada vez mais superficiais. A consequência? Uma sociedade cansada, ansiosa, solitária e em busca de sentido.

Neste cenário, o T&D passa a ter um papel central, deixando de lado as agendas de treinamentos obrigatórios e o ‘repositório’ de conteúdo.  

Segundo Alessandra Lotufo, aprender precisa ser uma experiência significativa, conectada à vida real das pessoas, pois não estamos mais em um cenário único, onde o aprender fazia parte de tarefas e obrigações.

Alessandra Lotufo explica que a própria ideia de performance precisa ser redefinida, pois não estamos mais em um contexto em que as cobranças são feitas por base em entregas objetivas e obediência a processos.  

A performance está ligada à capacidade de expressão, conexão e experiência. As pessoas não querem ser executoras de tarefas, querem ser vistas, ouvidas e reconhecidas como um ser integral.

E de acordo com Alessandra Lotufo, o desafio para as corporações está em criar ambientes de aprendizagem que promovam presença verdadeira e relações de qualidade.

O comportamento como centro da inovação

No mundo onde tudo é descartável e visibilidade é medida em likes, o comportamento se tornou o centro das atenções.  

Alessandra Lotufo detalha a cultura algorítmica como modeladora, pois ela premia comportamentos, criando bolhas digitais que influenciam as dinâmicas humanas.

Nas organizações, essa cultura contamina a ideia de performance ao passo que estimula o desempenho com algoritmos, e não com uma entrega substancial.  

A performance ficou crônica. É a performance do ‘eu tenho que fazer e mostrar que isso deu certo o mais rapidamente possível’.  

Essa dinâmica gera ansiedade e distorções. E o desafio do T&D é equilibrar velocidade com profundidade, estímulo com bem-estar.

Uma das formas de conduzir essa mudança de forma saudável é desenvolver soft skills como:

  • Agilidade e inteligência emocional
  • Autoconhecimento
  • Capacidade de lidar com fricções e antagonismos

A liderança como catalisadora de vínculos

A liderança deixou de ser uma função de comando há muito tempo, ela agora tem o papel estratégico de criar vínculos humanos verdadeiros, em que as relações de confiança e segurança são parte essencial para trabalhar vulnerabilidades e aprendizagem.

Um dos drivers muito importantes hoje da cultura do trabalho é a experiência. Eu quero me conectar. Eu tenho déficit de conexão verdadeira nas mídias sociais, na cultura algorítmica. O trabalho passou a ter que dar conta disso, porque as relações íntimas, físicas, pessoais, estão deficitárias e, como eu quero conexão, eu busco isso no mundo do trabalho, também.
Alessandra Lotufo, MD Afferolab

A partir desse cenário, Alessandra Lotufo faz um convite aos líderes para que deixem de lado a cultura algorítmica e mergulhem em uma cultura onde o alto desempenho é desenvolvido e trabalhado.  

A proposta da Afferolab é um framework baseado em quatro pilares:

  • Bond: vínculos de qualidade e confiança.
  • Fit: alinhamento genuíno com propósito e cultura da organização.
  • Agility (agilidade de adaptação): capacidade de aprender e se transformar.
  • Delivery (entrega): performance com constância e profundidade.

Alessandra Lotufo explica que o framework, tese autoral da Afferolab, integra uma lógica interdependente, permitindo que, a partir de falhas na entrega (Delivery), seja possível identificar em qual, ou quais, dos pontos mencionados acima ocorreu a falha.

Skill-based: a nova lógica de desenvolvimento

A lógica tradicional, baseada em cargos e diplomas, está cedendo lugar para um modelo skill-based, em que as habilidades reais e observáveis são o centro da gestão, do desenvolvimento e da aprendizagem.

A transição, em curso, é uma resposta direta à volatilidade do mercado. As organizações estão migrando de estruturas rígidas para experiências fluidas, onde o protagonismo do colaborador é impulsionado por conhecimento com aplicabilidade, frameworks de competências que integram racionalidade, relação e transversalidade.

Esse modelo favorece:

  • Recrutamento mais eficiente;
  • Retenção de talentos;
  • Evolução rápida de profissionais técnicos para posições de liderança.

O ponto de atenção nesse aspecto é a urgência de equilibrar microcertificações com aprendizagem profunda, capaz de formar pensamento crítico, visão sistêmica e maturidade.

Por fim

De funções fixas para capacidades dinâmicas; de planos de carreira lineares para experiências fluídas; de gestão tradicional para gestão orientada a habilidades.

Transformar o jeito de fazer T&D é uma urgência. O mundo do trabalho pede um novo olhar, mais humano, conectado e estratégico.

E as organizações que entenderem isso sairão na frente, criando culturas de aprendizagem mais saudáveis, relevantes e de alta performance.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

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