Mudar em T&D é rotina. E, nos últimos anos, as mudanças são aceleradas pela inteligência artificial (IA), pela adoção de novas tecnologias e por uma profunda reestruturação no jeito de pensar o aprendizado corporativo.
Maurício Pontuschka, CTO da Afferolab, compartilha em sua palestra no Learning Curve Festival 2025 provocações e direções que ajudam a entender como navegar com mais estratégia e consciência por esse novo território.
Boa leitura. Para ver a palestra completa, faça parte da Learning Hub Community.
_____
Menu de navegação
_____
Toda nova tecnologia segue um ciclo: começa na ficção (desejo coletivo), passa pela pesquisa, entra na experimentação e, por fim, se consolida como ferramenta.
A IA, desde a década de 1950, passou pela maior parte desse caminho. Hoje, não é mais um experimento, é uma ferramenta acessível, poderosa e amplamente adotada.
O problema na linha histórica está no alarmismo sobre a IA substituir humanos. Maurício propõe uma mudança fundamental nessa perspectiva.
Para ele, em vez de temermos a IA como uma substituta, devemos nos perguntar: como integrá-la de forma inteligente, como ‘extensão do nosso corpo e mente’ para aprender, ensinar e tomar decisões com mais qualidade?
Segundo o CTO, a inteligência artificial já está presente no nosso cotidiano de maneira ampla e, muitas vezes, imperceptível. Recursos como reconhecimento facial, mapas e até mesmo a construção de apresentações possuem níveis de IA.
O verdadeiro desafio, portanto, não é adotar ou resistir à IA, mas saber usá-la com discernimento, como uma ferramenta poderosa, não como um fim em si mesma ou uma substituta automática da inteligência humana.
O foco está em aprender a dominar o uso estratégico da IA como aliada da aprendizagem e da performance.
Uma pessoa com IA é mais produtiva do que uma pessoa sem IA. A competência de usar bem a IA é uma competência da atualidade.
Maurício é categórico ao destacar o RH como guardião das competências essenciais de uma empresa e ressalta o letramento em IA nesse rol de habilidades.
Enquanto o aprendizado estratégico da ferramenta é uma tarefa de líderes e colaboradores, o RH/T&D tem o papel de:
Em sua palestra, o executivo recorda o surgimento da computação, quando era necessário redigir um prompt para que o computador devolvesse uma resposta lógica. O mesmo cenário ocorre com as IAs, que requer um prompt claro e objetivo para definir o produto de saída.
O ponto de inflexão, e onde entra a importância do RH/T&D, está no letramento de pessoas para escrever prompts de valor que acelerem produtividade e otimizem recursos.
O paradoxo do aprendizado na era da IA é que estamos ensinando a máquina enquanto também aprendemos com ela. Maurício explica que é uma nova forma de aprender e que tem seu ideal na colaboração entre humanos e IA.
Um dos primeiros passos, voltando à ideia de extensão, é olhar para a tecnologia como um meio e um alongamento de nossos sentidos.
Além disso, desenvolver habilidades de prompt (saber perguntar), estimular a aprendizagem ativa com IA (usá-la para aprender, não apenas para fazer), e preparar educadores e facilitadores para ensinar caminhos para aprender com IA.
A inovação em T&D está na clareza de propósito com que se usa essa tecnologia. A IA não pensa por nós, ela amplia nossa capacidade de pensar, aprender e criar, desde que tenhamos a intenção e o repertório certos.
A pergunta que fica é: sua organização está ensinando seus times a usar a IA para aprender ou apenas delegando tarefas? A resposta define o quanto você está, de fato, inovando em T&D.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
Fale com o nosso timePocket Learning | Linguagem não sexista
Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!
Pocket Learning | Segurança Psicológica
Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.
O futuro do T&D passa pelo letramento em IA. Veja como líderes de RH e T&D podem preparar pessoas para usar a IA como extensão do corpo e da mente.
Um guia prático e estratégico para compreender o impacto da IA em pessoas, cultura e desempenho. Conheça benefícios, aplicações e como construir prompts eficazes.
O guia completo para entender como uma Plataforma LMS pode escalar, automatizar e transformar sua estratégia de T&D com resultados reais.
Fale com a gente!
Nosso Escritório:
Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100