BLOG
June 3, 2024

Tipos de treinamentos para ter na empresa

Existem diversos tipos de treinamento que uma pessoa interessada em desenvolvimento profissional pode buscar. Antes de começar a procurar, é importante entender qual é a área que a pessoa tem interesse. As empresas têm papel fundamental nesse processo, pois podem ajudar seus colaboradores tornando o acesso a diferentes tipos de treinamento mais fácil.

Como consequência, não será só o profissional quem irá se beneficiar, mas principalmente a empresa. Um programa de capacitação profissional interno ajuda no desenvolvimento não só de um colaborador, mas de toda uma equipe. Dependendo da estratégia da empresa, será possível desenvolver muitos colaboradores em áreas que são mais interessantes para o negócio.

A seguir, você vai conhecer os tipos de treinamento que a sua empresa pode promover.

6 tipos de treinamentos para aplicar na sua empresa

Treinamento de integração

Treinamento de integração ou onboarding é um tipo de dinâmica que a empresa organiza para receber os novos colaboradores, apresentar a empresa, seus processos, atividades que realiza e como são realizadas, além de apresentar pessoas-chave em cada um desses processos.

Esse tipo de treinamento é realizado na primeira semana de trabalho do profissional. As empresas reúnem todas as pessoas que estão começando naquele período. Pode ser conduzido de diferentes formas, sendo iniciado pelo RH e tendo agendas com profissionais de outros times. Nesse caso, a ideia é que cada um fale um pouco da própria área.

O treinamento de integração é um tipo de treinamento fundamental para recepcionar bem o colaborador, pois conecta ele com outras pessoas que estão começando e oferece uma semana para que ele possa conhecer melhor a empresa e o negócio, sentindo-se mais seguro para iniciar suas atividades.

Treinamento de habilidades técnicas

Também conhecido como treinamento de hard skills, o objetivo desse tipo de treinamento é ajudar o colaborador a desenvolver habilidades técnicas específicas. Em geral, é aplicado quando um profissional precisa assumir um cargo diferente, vai mudar de área, quando deseja evoluir na carreira ou quando a empresa precisa de profissionais atuando com determinado produto, serviço ou tecnologia.

Por exemplo, se a empresa vai começar a investir em Inteligência Artificial, será necessário que os profissionais de determinadas áreas aprendam a utilizar e trabalhar com esse recurso.

Treinamento de reciclagem

Seguindo a mesma ideia do treinamento de habilidades técnicas, temos o de reciclagem. Esse treinamento é como uma atualização, tem o objetivo de renovar os conhecimentos dos colaboradores.  

Pode ser aplicado em diferentes situações, quando alguma técnica foi evoluída, quando a empresa identifica erros em processos ou de forma periódica, caso ache necessário - o que é bastante comum em empresas que atuam em áreas com especificidades técnicas mais complexas.

Sendo assim, o treinamento vai relembrar boas práticas, conteúdos que já foram vistos pelos colaboradores etc.

Treinamento comportamental

Treinamento comportamental ou de soft skills são aqueles com o foco no desenvolvimento de habilidades relacionadas com o comportamento. Ou seja, vai trabalhar as emoções e a forma de lidar com cada uma delas, trabalhar o alto controle e até alguns traços de personalidade.  

O objetivo desse tipo de treinamento é fazer com que as pessoas possam se relacionar melhor no ambiente de trabalho e ajudá-las a lidar melhor com as adversidades que são comuns em qualquer empresa. Além de ajudar o profissional a construir um perfil que esteja mais alinhado com a cultura e valores do negócio.

Nesse caso, é importante também que a empresa saiba identificar um profissional que já está minimamente alinhado desde o processo seletivo.

Algumas pessoas têm muita dificuldade para lidar com situações em que há conflito de ideias ou, simplesmente, têm o emocional abalado diante de qualquer situação de estresse. Esse tipo de comportamento pode ser altamente prejudicial para o trabalho em equipe e para o próprio profissional. O treinamento comportamental também influenciará positivamente na saúde mental no trabalho.

Treinamento motivacional  

Garantir a motivação e o engajamento no trabalho é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. Por isso, é preciso investir em treinamento de incentivo ou motivacional.

O que ajuda com esse tipo de treinamento são as palestras e workshops com assuntos inspiracionais e personalidades que são referência em suas áreas. É importante que os profissionais se sintam emocionalmente impactados para saírem desses papos mais engajados.

A empresa também pode utilizar dinâmicas em que os profissionais precisem exercitar a colaboração e a união, pois esse momento de conexão também influencia na motivação.

No entanto, treinamentos motivacionais devem ser recorrentes, para manter o engajamento. Caso a empresa espere ter algum impacto negativo na motivação, pode ser mais difícil recuperar os colaboradores que já estão desmotivados.

Treinamento de normas e convenções

Em alguns setores de atuação, como engenharia, segurança no trabalho, fabril etc., as empresas são obrigadas a oferecer treinamentos de normas, convenções e até regulatórios - como é o caso do mercado financeiro, por exemplo.

Esses treinamentos são necessários para garantir a segurança e integridade física e intelectual, tanto dos colaboradores quanto das empresas. Os profissionais aprendem como evitar certos tipos de situações de crise, mitigar danos e a agir corretamente em caso de algum problema identificado.

Então, o que achou dos 6 tipos de treinamentos que as empresas podem aplicar nas empresas? Algum deles já é oferecido em seu negócio?

A Afferolab Learning Hub é uma plataforma que ajuda as empresas a criarem seus treinamentos do zero. Com a ferramenta, é possível oferecer diversos tipos de treinamento, de forma online, para todos os colaboradores da empresa.  

Além de facilitar a manutenção e o gerenciamento, a plataforma auxilia no engajamento dos colaboradores, oferecendo um ambiente intuitivo, com uma dinâmica de oferta de conteúdos por meio de tagueamento. A plataforma identifica os interesses pessoais de cada profissional e entrega conteúdos de acordo.  

Ao contratar a Afferolab Learning Hub, sua empresa terá mais de 300 conteúdos gratuitos sobre desenvolvimento pessoal, inteligência emocional, gestão de tempo e muito mais. Assim, seus colaboradores podem começar a se capacitar desde o primeiro dia.

Quer conhece todos os recursos que a Afferolab Learning Hub tem para oferecer? Solicite uma demonstração gratuita.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Saúde mental no trabalho: 7 ações para promover na sua empresa

Saúde mental no trabalho é fundamental para garantir um ambiente em que todos queiram estar. Neste artigo, vamos mostrar quais ações você pode adotar em seu negócio para tornar sua empresa melhor para seus funcionários.

Ler mais →
[Podcast] Prontidão & Generalismo – Daniela Libâneo entrevista Miguel Thompson
Ler mais →
Making Of.fice #19 | ESG nas organizações e sua relação com aprendizagem corporativa

Confira em primeira mão o bate-papo imperdível com o nosso convidado especial, Ricardo Voltolini, e fique por dentro de um dos temas mais essenciais do momento: ESG e a sua relação com aprendizagem corporativa. Bora acompanhar?

Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100