BLOG
August 29, 2024

Plataforma de educação corporativa: 5 erros para evitar na hora de escolher

Contratar uma plataforma de educação corporativa é uma das etapas mais importantes do processo de criação de um ambiente de treinamentos. A escolha da ferramenta pode influenciar no sucesso da estratégia, pois impactará diretamente no engajamento dos colaboradores.

Plataformas pouco intuitivas, por exemplo, acabam afastando o colaborador e impedindo que ele consiga concluir qualquer treinamento que tenha começado. Além disso, isso vai gerar um custo para a empresa que não será possível recuperar no futuro.  

Mais do que saber o que avaliar em uma plataforma, é fundamental conhecer possíveis erros que a sua empresa pode enfrentar nesse processo. A seguir, listamos x erros que você deve evitar ao escolher uma plataforma de educação corporativa. Confira!

5 erros que você deve evitar ao avaliar uma plataforma de educação corporativa

1. Desconsiderar os requisitos básicos

Durante a avaliação de uma nova ferramenta que será contratada na empresa, é comum levantarmos uma lista de requisitos básicos que serão necessários. Nessa lista, não estão incluídos os melhores recursos ou que determinadas pessoas desejam que a ferramenta tenha, são apenas os requisitos básicos, ou seja, o mínimo para colocar a estratégia em prática.

Diante disso, essa lista não pode ser negligenciada. Renunciar a algum requisito ou pensar que é possível seguir sem ele vai resultar em problemas ou obstáculos no futuro. Por isso, se você fez uma lista com o mínimo necessário, não ignore nenhum item.

2. Ignorar a opinião e as necessidades dos colaboradores

As necessidades da empresa sempre serão priorizadas quando o assunto envolve investimento, principalmente se for alto. Porém, em ações focadas em colaboradores, a opinião e as necessidades deles não podem ser negligenciadas. Se elas impactarem consideravelmente no orçamento, será preciso analisar de forma mais criteriosa.

Ao não considerar o que os colaboradores precisam ou desejam, a empresa se arrisca em investir em uma solução que não será utilizada. Por isso, considere que são seus colaboradores que serão os principais usuários da plataforma, sendo assim, ela deve ser simples de usar, intuitiva e atender às necessidades do seu perfil de colaborador.

3. Não ponderar o tipo de tecnologia embarcada

A tecnologia presente na ferramenta vai determinar como ela será utilizada tanto pelo time de T&D quanto pelos colaboradores. No caso de uma plataforma de educação corporativa, já existem tecnologias que são conhecidas no mercado e renomadas.

É o caso das tecnologias LMS e LXP, por exemplo. Antes de optar por alguma tecnologia, pesquise sobre quais são as mais comuns e quais são mais indicadas de acordo com cada perfil de empresa. Além disso, converse com profissionais de outras empresas para entender como avaliam os recursos que utilizam. Assim, será possível fazer uma comparação.  

Mapear essas informações vai te ajudar a fazer um cruzamento de dados mais claro.  

4. Ignorar a reputação da empresa

Além de avaliar o tipo de tecnologia, é importante pesquisar sobre a reputação da empresa e considerar isso na decisão. A reputação do fornecedor vai ajudar a ter uma ideia de como será um atendimento ou suporte, caso sua empresa precise.

Sempre prefira trabalhar com empresas que já atuam no mercado há algum tempo e conhecem bem o tipo de setor em que estão atuando. Empresas com esse perfil desenvolvem soluções mais aderentes às necessidades dos seus clientes.  

Pesquise sobre o fornecedor nas redes sociais, veja comentários em postagens, e outras ferramentas de registro de reclamações. Assim, você terá acesso a opiniões sinceras.  

5. Não conhecer a plataforma antes de contratar

Hoje em dia, é muito fácil conhecer uma plataforma antes de contratar. Existem avaliações na internet, vídeos mostrando como a solução funciona, algumas empresas oferecem teste grátis e outras demonstrações guiadas.  

Esse, inclusive, pode até ser um critério de escolha. Se o fornecedor não oferece nenhuma forma de visualização da solução e seus recursos para o cliente, é melhor reavaliar se vale a pena considerá-lo entre as opções.

Na Afferolab Learning Hub, você tem a possibilidade de acompanhar uma demonstração gratuita apresentada por um de nossos especialistas. Assim, você tira todas as suas dúvidas e confirma que a plataforma tem tudo o que precisa. Quer ter acesso a essa demonstração? Fale com nossos especialistas e agende a sua.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Share of mind: educar o cliente é a melhor forma de engajá-lo
Ler mais →
Intraempreendedorismo: por que os líderes precisam desenvolvê-lo?
Ler mais →
Falta senioridade para os jovens profissionais da sua empresa?
Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100