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June 10, 2025

Plataforma de aprendizagem LMS/LXP: 4 estratégias para engajar colaboradores

Engajar colaboradores em iniciativas de T&D sempre foi um desafio. Hoje, esse desafio é ainda maior porque a aprendizagem disputa atenção com o excesso de informações na palma da mão e as redes sociais e suas notificações constantes, e os profissionais de desenvolvimento precisam lidar com a falta de tempo, priorização e interesse.  

Nesse cenário, criatividade, planejamento e estratégias bem definidas são essenciais para transformar colaboradores em aprendizes ativos e engajados. Neste artigo, você vai ter acesso a 4 estratégias testadas e comprovadas para engajar colaboradores em plataformas de aprendizagem LMS ou LXP.  

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01 – Planejamento para lançamento

Partindo da ideia de que você ainda não tem uma ferramenta (ou vai substituir a atual). Uma possibilidade é construir um plano de GTM (Go to Market). A ideia é usar estratégias de marketing para fazer o lançamento da plataforma dentro da empresa.

Caso você já tenha a plataforma implantada, o plano de GTM ainda é útil: ele pode ser usado para reforçar os benefícios da solução; apresentar novos programas ou divulgar trilhas de aprendizagem específicas como se fossem produtos, com foco em gerar valor e engajamento.

Para aplicar a estratégia, você pode seguir os passos (considerando as singularidades da sua empresa):

Pesquisa de mercado
Faça uma pesquisa interna, para mapear as necessidades relacionadas a T&D. Amplie o entendimento, pergunte sobre o que os colaboradores-aprendizes esperam de uma plataforma de LMS/LXP e o que valorizam em programas de aprendizagem;

Defina o público-alvo
Para quem essa solução é destinada? Quais áreas, cargos ou perfis serão priorizados?

Construa uma proposta de valor clara
O que esse “produto” resolve? Como ele ajuda o aprendiz a sair do ponto A e chegar ao ponto B?

Desenhe a estratégia de lançamento
Quais serão as fases (pré-lançamento, lançamento e continuidade)? Qual será a duração de cada fase? Quais canais de comunicação serão utilizados? Quem são os responsáveis por cada etapa? Haverá evento de lançamento ou ações especiais de engajamento?

Defina métricas-chave
Quais indicadores serão acompanhados em cada fase? Quais números indicam que a estratégia está sendo bem-sucedida?

Pense no pós-lançamento
Como os feedbacks serão coletados? Como as melhorias serão comunicadas, priorizadas e implementadas?

Considere a criação de grupos de apoio
Avalie a formação de um grupo de teste e/ou um grupo de embaixadores internos que ajudem a divulgar a iniciativa e incentivem o engajamento contínuo.

02 - Pré-lançamento

No pré-lançamento da plataforma, algumas ações que podem ser aplicadas são:

Comunicação em massa

Você está lançando um produto digital, embora seja interno, irá competir pela atenção dos colaboradores-aprendizes, mesmo que indiretamente, com redes sociais e outras distrações que estão na aba ao lado.  

Logo, busque referências de comunicações e campanhas engajadoras e promova comunicação multicanal:  e-mail, Teams, intranet e outros canais oficiais da empresa devem ser usados de forma coordenada.  

Analise a possibilidade de criar um hotsite (ou Landing Page) com informações sobre o LMS/LXP e use recursos digitais, como um cronometro para destacar o lançamento.

Ainda é possível criar pílulas, em vídeos-teaser, mostrando a interface da plataforma, os benefícios e como ela pode ser um ponto de virada aos profissionais.  

Nessa etapa, envolver lideranças e diretoria, além de influenciadores internos pode ser um importante reforço para ampliar o alcance e o engajamento inicial.

Leia também: Guia para implantar LMS ou LXP

3 - Lançamento da Plataforma

O lançamento é um momento importante e deve ser pensado, estruturado e simbólico. Uma forma de fazer isso é por meio de cronograma que orquestre todas as ações previstas, como disparo de e-mails, o curso de onboarding, o evento de ativação e os primeiros desafios gamificados.

Ter datas, responsáveis e entregas alinhadas garante que você tenha sinergia entre as áreas envolvidas e fortaleça a entrega da experiência.

Outro passo primordial é o momento de criar conexão. Você pode usar uma régua de comunicação bem planejada, que una storytelling, praticidade e empatia.  

Mensagens que reforcem o benefício da plataforma, tutoriais rápidos e lembretes amigáveis ajudam a conduzir os colaboradores pela jornada com leveza. Aposte em uma linguagem próxima, visual atrativo e comunicação sequencial (como: “Comece aqui” → “Explore isso” → “Desafie-se”).

Nesta etapa a presença de lideranças e da diretoria vai reforçar a legitimidade e a relevância da iniciativa. Vale contar com mensagens em vídeo, participação no evento de ativação e, principalmente, engajamento real na plataforma. Quando líderes se envolvem, o time segue o exemplo.

Prepare também um curso introdutório curto, direto e didático para garantir que todos saibam como usar a plataforma desde o primeiro acesso. Mostre o passo a passo para navegar, acessar trilhas, realizar cursos e obter certificados. É interessante que esse conteúdo gere uma primeira conquista, como um selo ou certificado, para ativar o senso de progresso

Lembre-se que plataformas digitais ganham vida com o uso. Por isso, proponha desafios simples e objetivos no início:

  • “Complete seu primeiro curso e ganhe um brinde exclusivo” ou
  • “Top 10 mais engajados da semana recebem um reconhecimento especial”.

A gamificação ajuda a ativar os primeiros usuários e cria o impulso inicial de engajamento.

Por fim, transforme o lançamento em um marco. Realize um evento (presencial, online ou híbrido) para apresentar a plataforma, demonstrar funcionalidades e mostrar os ganhos para quem usar.  

Pode incluir painéis com lideranças, sorteios, dinâmicas ou quizzes. O importante é gerar memória e significado, conectando o colaborador à proposta da nova ferramenta.

como engajar colaboradores LMS e LXP

4 - Estratégias de retenção e engajamento na plataforma

Ferramenta no ar é importante considerar que o ‘buzz’ do lançamento será suplantado pelo dia a dia e para manter a relevância da ferramenta é preciso ter um planejamento e estratégias de engajamento a médio e longo prazo.

De acordo com Geovana Pedroso, Customer Success da Afferolab, há uma série de boas práticas que podem ser aplicadas para gerar retenção e engajamento em uma plataforma de LMS/LXP.  

Configuração e gestão da plataforma

Todas as plataformas de LMS ou LXP contam com configurações e requisitos que, quando bem aplicados, otimizam a experiência do administrador. Isso facilita a gestão e contribui diretamente para o aumento do engajamento dos usuários finais.

Uso de notificações para alerta

Ferramentas de LMS e LXP possuem configurações de notificação. Os alertas são similares as de redes sociais como Instagram e Linkedin e podem ser enviados na ferramenta e, a depender da plataforma, também por e-mail.  

Na Afferolab Learning Hub, Geovana explica que há três tipos principais de notificação: ‘Automáticas’, ‘Andamento’ de turma e ‘De início de turma’ e ‘Fim de turma’.  

“Essas comunicações são valiosas para a retenção e engajamento dos colaboradores-aprendizes. Sua correta parametrização, gera muitos resultados”, reforça Geovana.

Gestão de Matrículas

Outra ferramenta importante para o engajamento é a Gestão de Matrículas. Embora seja um processo simples, ele é essencial para manter o controle do público participante de um determinado curso ou trilha.  

No caso da LMS+LXP Afferolab Learning Hub há o recurso ‘matrícula automática’. Thamyres Fernandes, CS da Afferolab, explica que a funcionalidade permite segmentar por públicos específicos. Dando a possibilidade ao usuário de entrar na plataforma devidamente matriculado nos cursos que precisa realizar.

“Essa abordagem facilita bastante a gestão do RH, especialmente na criação das turmas. Após a configuração inicial, o sistema se encarrega de matricular automaticamente os usuários que forem cadastrados e atenderem aos critérios definidos, o que garante agilidade, reduz esforço manual e melhora a experiência para todos os envolvidos.”, explica Thamyres.

Período de Disponibilidade da Turma

Ainda nesta etapa, você tem deve planejar a configuração do período disponível para conclusão de um curso. Esse tempo, explica Geovana, deve ser realista e compatível com a rotina dos colaboradores. “É importante garantir que todas as pessoas tenham tempo hábil para finalização”, completa ela.

Otimização da experiência do usuário e da página inicial

Segundo pesquisa da Afferolab, contar com uma ferramenta otimizada e que ofereça uma experiência do usuário aprimorada está entre as principais prioridades dos profissionais de T&D.

Personalização da página inicial (Home)

Para o engajamento, essa etapa é crucial, pois é representa o primeiro contato do usuário terá com o ambiente de aprendizagem. Uma interface amigável, intuitiva e que transmita valor desde o início contribui diretamente para alimentar o interesse e fortalecer a adesão à plataforma.

Geovana destaca algumas ações práticas que podem ser aplicadas:

  • Evite elementos redundantes como títulos repetitivos, o uso excessivo de termos como "capacitação" e outros elementos que possam sobrecarregar visualmente a interface;
  • Use banners de forma estratégica: banners são espaços nobres para serem usados na divulgação de campanhas, recados importantes ou direcionar o acesso ao conteúdo. Casos de sucesso da Afferolab demonstram que esse recurso contribui significativamente para a navegação.
  • Destaque os cursos em andamento: facilitar o acesso aos cursos já iniciados melhora a organização da rotina do usuário. Configure a exibição desses cursos na home da plataforma.
  • Organize o conteúdo em trilhas segmentadas: para empresas com diferentes públicos internos, a organização em trilhas por perfil (operacional, gerencial, administrativo etc.) oferece uma experiência mais direcionada. A definição de público-alvo por trilha garante ainda que cada colaborador veja apenas o que é relevante para sua função.
  • Aproveitamento de conteúdo de prateleira: muitas empresas utilizam conteúdos já disponíveis nas plataformas para complementar suas trilhas. Esses conteúdos, em geral, são interativos e prontos para uso, agregando valor imediato ao portfólio de aprendizagem.

Campanhas temáticas com conteúdos prontos

Outra estratégia importante para impulsionar o engajamento é a criação de campanhas internas voltadas à divulgação de conteúdos específicos da biblioteca, como temas comportamentais ou técnicos.  

Essas ações ajudam a estimular a curiosidade e incentivam a busca espontânea por conhecimento dentro da plataforma.

Gamificação

É comum às plataformas de aprendizagem possuir recursos de gamificação, como pontuações, rankings e desafios. Essa abordagem é eficaz, pois simula elementos de games e de redes sociais, para aumentar as taxas de acesso e conclusão dos cursos, tornando a experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente.

A gamificação pode ser atrelada a algum programa de benefícios ou premiação periódica. Muitas empresas fazem essa divulgação e criam até mesmo uma moeda interna, trazendo assim mais atratividade para o ambiente de treinamentos. Fabrício Fernandes, Head de CS da Afferolab

Emissão de certificados

A disponibilização de certificados ao final de cada curso contribui para a valorização do aprendizado, reconhecendo o esforço dos colaboradores. O recurso pode ser integrado a campanhas de reconhecimento interno, fortalecendo a cultura de aprendizagem contínua na organização.

Além disso, você pode fazer uma campanha interna para amplificar o engajamento, incentivando a publicação dos certificados em redes internas (como a intranet) e, até mesmo, no Linkedin.

Avaliação de reação

A avaliação de reação contribui diretamente para a interatividade da jornada de aprendizagem e gera dados relevantes para o time de RH.  

A partir desse retorno dos usuários, é possível identificar percepções sobre os conteúdos, pontos de melhoria e oportunidades de aprimoramento na oferta de cursos, fortalecendo o processo de desenvolvimento contínuo.

Formatos de conteúdo e interatividade

Outras ferramentas importantes para manter a retenção e aumentar o engajamento dos colaboradores-aprendizes é o uso de formatos diversificados de conteúdo.

Ter uma diversidade de formatos de conteúdos, torna a experiência de aprendizagem mais fluída e atraente. O vídeo, por exemplo, é um bom exemplo dessa fluidez: está presente em vários estímulos durante o nosso dia, e são o formato mais utilizado por nossos clientes.
Fabrício Fernandes, Head de CS da Afferolab

Conteúdo SCORM

O formato SCORM proporciona uma experiência de aprendizagem mais rica, ao permitir interatividade, inserção de perguntas, controle de navegação e rastreamento do tempo de estudo.  

Devido a isso, é recomendado que os cursos principais da trilha sejam desenvolvidos nesse formato, garantindo maior controle e qualidade na jornada de aprendizagem.

Além disso, o uso de vídeos, áudios e conteúdos, como artigos de jornais, universidades e instituições, como a Afferolab, dão mais robustez aos materiais.  

Conclusão

Por fim, mantenha um canal aberto de comunicação com os colaboradores para identificar demandas que possam ser transformadas em programas de T&D na plataforma, além de captar sugestões para aprimorar trilhas, cursos e a própria experiência de uso.

Lembre-se: os colaboradores-aprendizes são os protagonistas de qualquer plataforma de aprendizagem e, por isso, devem estar envolvidos ativamente em sua construção. Compartilhar essa responsabilidade é uma estratégia eficaz para fortalecer o engajamento.

E se você busca por uma solução de LMS e LXP robusta e com um suporte ativo, com SLA reduzido, conheça a Afferolab Learning Hub.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

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