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May 7, 2025

Guia completo para implantar um LMS ou LXP com sucesso

Quando falamos de educação e da promoção do conhecimento, falamos também sobre o despertar de potenciais, habilidades latentes que dependem de uma oportunidade para emergir.  

Potenciais que ganham impulso por meio de ferramentas como LMS (Learning Management System) e LXP (Learning Experience Platform), tornando a implantação dessas plataformas um passo estratégico à aprendizagem corporativa.

Logo, contar com um roteiro bem definido, do planejamento à execução, para superar barreiras e evitar surpresas, pode parecer básico, mas, pelos mais variados motivos, nem sempre é colocado em prática.

E para garantir o sucesso da implantação de um LMS ou LXP preparamos este guia. Nele, você vai conhecer os principais pontos para implementar a plataforma e ainda terá como apoio uma ferramenta 100% gratuita, desenvolvida pelo time da Afferolab.  

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Menu de navegação

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Por que a implantação correta de um LMS ou LXP é decisiva?

Há um “padrão” - ou podemos considerar um jargão - comum a produtos de tecnologia: “muitas organizações investem em tecnologia, mas não conseguem extrair o valor esperado pela solução.”

Na prática, a oração se torna um mantra para implantações mal planejadas e para etapas ignoradas no assentamento das ferramentas no processo organizacional.

Segundo Fabrício Fernandes, gerente de sucesso do cliente na Afferolab, uma boa implantação evita problemas como:

  • Baixa adesão de usuários
  • Processos desalinhados
  • Desperdício de investimento
  • Gargalos técnicos
  • Frustração de mais um projeto fracassado

Fabrício Fernandes, Gerente de Customer Success da Afferolab, explica que quando falamos em tecnologia, é comum associarmos a processos complexos, múltiplas etapas e longos cronogramas. No entanto, ele comenta que a abordagem da Afferolab foi desenhada para ser eficiente e descomplicada.

Estamos preparados para realizar a implantação da plataforma em um prazo ágil, entre 4 e 6 semanas, com um processo estruturado e focado em resultados.

Ele ressalta que o sucesso dessa etapa depende diretamente da disponibilidade e do envolvimento do cliente, e, por isso, a empresa oferece todo o suporte necessário durante a implantação e também no período pós-lançamento, garantindo continuidade e segurança na adoção da solução.

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Pilares de uma implantação de sucesso

1. Fundamentação estratégica

A base de uma implantação de sucesso está no somatório dos objetivos e a definição dos requisitos essenciais do projeto.  

Antes de avaliar ferramentas, é preciso validar:

  • Quais problemas serão resolvidos pela plataforma?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Quais são os recursos indispensáveis para a realidade da empresa?

As respostas irão lançar luz sobre as duas primeiras etapas (Definição de objetivos e Requisitos essenciais) de implantação de um LMS ou LXP.  

2. Seleção da Plataforma e planejamento

Com os objetivos e requisitos definidos, chega o momento de analisar as opções de plataforma que cumprem as definições elencadas e atendem outros pontos centrais como: desafios a serem superados pelo ecossistema digital e metas estabelecidas.

Nesta etapa é imprescindível comparar soluções, funcionalidades, capacidades das ferramentas, suporte para conteúdos entre outros 16 itens obrigatórios.

Alinhada à seleção da plataforma está o planejamento de implantação, onde devem ser considerados, dentre outros pontos:

  • Cronograma e fases do projeto
  • Responsabilidades
  • Alinhamento com stakeholders

3. Configuração técnica e curadoria

A partir da contratação da ferramenta, se iniciam as etapas de implantação do LMS ou LXP.  

Duas etapas principais se dividem aqui:

Configuração e personalização: em linhas gerais promove-se o setup da plataforma, configurando usuários, perfis, acessos e permissões; personalização da identidade visual do sistema dentro outros 7 itens necessários para uma configuração eficaz.

Curadoria e personalização: etapa de avaliação e construção de conteúdos; configuração de trilhas de aprendizado e ações vinculadas à entrega de conteúdos de capacitação.  

Fernandes detalha ser a estruturação do layout é uma etapa essencial para o sucesso da ferramenta.

Ela influencia diretamente a forma como o usuário navega e interage com o ambiente de aprendizagem. O profissional comenta que um layout bem-organizado, com navegação intuitiva e fluida, favorece a experiência do usuário e facilita o acesso aos conteúdos — principal objetivo de qualquer plataforma educacional.

Destacamos também a importância do planejamento das trilhas de aprendizagem, que devem refletir a estratégia educacional da empresa, promovendo uma jornada coerente e alinhada aos objetivos de desenvolvimento.

Recursos adicionais, como avaliações de conhecimento, avaliações de reação e elementos de gamificação, funcionam como aceleradores do processo de aprendizagem, aumentando o engajamento e promovendo a retenção de conhecimento de forma mais eficaz.

4. Preparação para o uso

Tudo foi pensado e preparado para capacitar pessoas, que são as estrelas das etapas seguintes.  

Para garantir uma experiência memorável, o primeiro passo é treinar administradores e stakeholders para a ferramenta não ser recebida como: “mais uma plataforma que o RH mandou acessar”.  

É essencial ter na linha de frente líderes e embaixadores para promover ações de engajamento.

Além disso, é importante, dentro das possibilidades de cada empresa, rodar o projeto com grupo piloto, coletar feedbacks e aplicar ajustes pertinentes antes do lançamento.

Em geral, a etapa de testes e ajustes possui:

  1. Testar funcionalidades
  1. Testes de navegação  
  1. Ajustes técnicos
  1. Testes com grupo piloto
  1. Coleta de feedbacks
  1. Validação de estrutura de métricas e relatórios.  

5. Lançamento e melhoria contínua

Agora é o momento da estreia. Nas etapas de lançamento da plataforma de aprendizagem, ações como plano de comunicação, eventos presenciais e digitais, resolução de dúvidas e acompanhamento de desempenho devem estar mapeados e seguidos de perto.

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Pontos de atenção

Seguir o planejamento é, como citamos acima, obrigatório para ter sucesso com uma plataforma de LMS ou LXP em seu ecossistema de aprendizagem digital. No entanto, é importante levantar 7 pontos de atenção:

Falta de alinhamento estratégico

Não são raros os casos em que a implantação de plataforma é feita sem o devido alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio.  

Uma dica para evitar o problema é envolver nas etapas de ‘definição de objetivos’ e de ‘requisitos essenciais’ times do RH, T&D, lideranças e áreas que podem trazer contribuições ao projeto, como TI.

Escolha da plataforma baseada em preço

Optar por ferramentas tendo o preço como horizonte, sem considerar os requisitos essenciais à organização, usabilidade, suporte e escalabilidade, pode custar a eficácia do projeto.

Para evitar arrependimentos, siga os passos no Checklist de implantação de LMS ou LXP (ferramenta gratuita)

Subestimar o tempo e recursos necessários

Implantar um LMS ou LXP exige envolvimento de diferentes áreas (TI, RH, T&D, Comunicação Interna, lideranças etc.) e pode, a depender de processos, levar mais tempo do que o previsto inicialmente.

É possível evitar o problema criando um cronograma realista, com margens para testes e ajustes.

Não considerar experiência do usuário na plataforma

A experiência do usuário é citada, em pesquisa da Afferolab, por 36% dos profissionais de T&D como principal fator na hora da escolha de uma plataforma de LMS ou LXP.  

Fazer testes na ferramenta é essencial para garantir que ela seja intuitiva, responsiva e capaz de suportar vários formatos de conteúdo.  

Curadoria e personalização de conteúdo

Aprendizagem adaptativa e contínua estão entre as grandes tendências para o agora e o futuro da educação corporativa, e ignorar esses fatores na implantação de um LMS ou LXP é meio caminho para o fracasso.  

Uma dica para garantir sucesso é investir em trilhas personalizadas, conteúdos multimodais e jornadas alinhadas às competências da empresa.  

Para se inspirar, conheça a história de sucesso da Natura e Avon com conteúdos personalizados.

Lançamento sem estratégia de comunicação

Lançar uma plataforma de LMS ou LXP sem uma estratégia bem encadeada de comunicação tem boa chance de resultar em frustração.

A dica aqui é: traga lideranças e embaixadores para ajudar na comunicação e na divulgação da novidade; emprestar estratégias do time de marketing como “go live” ou “go to market” podem ser caminhos promissores para expandir o alcance da comunicação e engajamento.  

Falta de capacitação da equipe gestora

Administradores e embaixadores precisam estar preparados e com a plataforma na ponta dos dedos para usar o sistema, gerenciar relatórios, publicar novos conteúdos e tirar dúvidas dos usuários.

A partir disso, ofereça treinamentos práticos e crie um manual de uso da plataforma. Não hesite em usar o LMS ou o LXP para treinar gestores e embaixadores.

E, para completar, acompanhe de perto os indicadores e métricas definidas para entender onde estão os pontos fortes e pontos de melhoria do seu ecossistema de aprendizagem digital.  

Por fim

Implantar um LMS ou LXP deve ser encarado como um movimento estratégico que impacta diretamente a cultura de aprendizagem, o engajamento dos colaboradores e, em última análise, a performance da organização.

Checklist Implantação LMS e LXP
Siga os pilares certos e tenha em mãos um mapa para desbravar seu LMS ou LXP

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