Quando falamos de educação e da promoção do conhecimento, falamos também sobre o despertar de potenciais, habilidades latentes que dependem de uma oportunidade para emergir.
Potenciais que ganham impulso por meio de ferramentas como LMS (Learning Management System) e LXP (Learning Experience Platform), tornando a implantação dessas plataformas um passo estratégico à aprendizagem corporativa.
Logo, contar com um roteiro bem definido, do planejamento à execução, para superar barreiras e evitar surpresas, pode parecer básico, mas, pelos mais variados motivos, nem sempre é colocado em prática.
E para garantir o sucesso da implantação de um LMS ou LXP preparamos este guia. Nele, você vai conhecer os principais pontos para implementar a plataforma e ainda terá como apoio uma ferramenta 100% gratuita, desenvolvida pelo time da Afferolab.
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Menu de navegação
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Há um “padrão” - ou podemos considerar um jargão - comum a produtos de tecnologia: “muitas organizações investem em tecnologia, mas não conseguem extrair o valor esperado pela solução.”
Na prática, a oração se torna um mantra para implantações mal planejadas e para etapas ignoradas no assentamento das ferramentas no processo organizacional.
Segundo Fabrício Fernandes, gerente de sucesso do cliente na Afferolab, uma boa implantação evita problemas como:
Fabrício Fernandes, Gerente de Customer Success da Afferolab, explica que quando falamos em tecnologia, é comum associarmos a processos complexos, múltiplas etapas e longos cronogramas. No entanto, ele comenta que a abordagem da Afferolab foi desenhada para ser eficiente e descomplicada.
Estamos preparados para realizar a implantação da plataforma em um prazo ágil, entre 4 e 6 semanas, com um processo estruturado e focado em resultados.
Ele ressalta que o sucesso dessa etapa depende diretamente da disponibilidade e do envolvimento do cliente, e, por isso, a empresa oferece todo o suporte necessário durante a implantação e também no período pós-lançamento, garantindo continuidade e segurança na adoção da solução.
A base de uma implantação de sucesso está no somatório dos objetivos e a definição dos requisitos essenciais do projeto.
Antes de avaliar ferramentas, é preciso validar:
As respostas irão lançar luz sobre as duas primeiras etapas (Definição de objetivos e Requisitos essenciais) de implantação de um LMS ou LXP.
Com os objetivos e requisitos definidos, chega o momento de analisar as opções de plataforma que cumprem as definições elencadas e atendem outros pontos centrais como: desafios a serem superados pelo ecossistema digital e metas estabelecidas.
Nesta etapa é imprescindível comparar soluções, funcionalidades, capacidades das ferramentas, suporte para conteúdos entre outros 16 itens obrigatórios.
Alinhada à seleção da plataforma está o planejamento de implantação, onde devem ser considerados, dentre outros pontos:
A partir da contratação da ferramenta, se iniciam as etapas de implantação do LMS ou LXP.
Duas etapas principais se dividem aqui:
Configuração e personalização: em linhas gerais promove-se o setup da plataforma, configurando usuários, perfis, acessos e permissões; personalização da identidade visual do sistema dentro outros 7 itens necessários para uma configuração eficaz.
Curadoria e personalização: etapa de avaliação e construção de conteúdos; configuração de trilhas de aprendizado e ações vinculadas à entrega de conteúdos de capacitação.
Fernandes detalha ser a estruturação do layout é uma etapa essencial para o sucesso da ferramenta.
Ela influencia diretamente a forma como o usuário navega e interage com o ambiente de aprendizagem. O profissional comenta que um layout bem-organizado, com navegação intuitiva e fluida, favorece a experiência do usuário e facilita o acesso aos conteúdos — principal objetivo de qualquer plataforma educacional.
Destacamos também a importância do planejamento das trilhas de aprendizagem, que devem refletir a estratégia educacional da empresa, promovendo uma jornada coerente e alinhada aos objetivos de desenvolvimento.
Recursos adicionais, como avaliações de conhecimento, avaliações de reação e elementos de gamificação, funcionam como aceleradores do processo de aprendizagem, aumentando o engajamento e promovendo a retenção de conhecimento de forma mais eficaz.
Tudo foi pensado e preparado para capacitar pessoas, que são as estrelas das etapas seguintes.
Para garantir uma experiência memorável, o primeiro passo é treinar administradores e stakeholders para a ferramenta não ser recebida como: “mais uma plataforma que o RH mandou acessar”.
É essencial ter na linha de frente líderes e embaixadores para promover ações de engajamento.
Além disso, é importante, dentro das possibilidades de cada empresa, rodar o projeto com grupo piloto, coletar feedbacks e aplicar ajustes pertinentes antes do lançamento.
Em geral, a etapa de testes e ajustes possui:
Agora é o momento da estreia. Nas etapas de lançamento da plataforma de aprendizagem, ações como plano de comunicação, eventos presenciais e digitais, resolução de dúvidas e acompanhamento de desempenho devem estar mapeados e seguidos de perto.
Seguir o planejamento é, como citamos acima, obrigatório para ter sucesso com uma plataforma de LMS ou LXP em seu ecossistema de aprendizagem digital. No entanto, é importante levantar 7 pontos de atenção:
Não são raros os casos em que a implantação de plataforma é feita sem o devido alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio.
Uma dica para evitar o problema é envolver nas etapas de ‘definição de objetivos’ e de ‘requisitos essenciais’ times do RH, T&D, lideranças e áreas que podem trazer contribuições ao projeto, como TI.
Optar por ferramentas tendo o preço como horizonte, sem considerar os requisitos essenciais à organização, usabilidade, suporte e escalabilidade, pode custar a eficácia do projeto.
Para evitar arrependimentos, siga os passos no Checklist de implantação de LMS ou LXP (ferramenta gratuita)
Implantar um LMS ou LXP exige envolvimento de diferentes áreas (TI, RH, T&D, Comunicação Interna, lideranças etc.) e pode, a depender de processos, levar mais tempo do que o previsto inicialmente.
É possível evitar o problema criando um cronograma realista, com margens para testes e ajustes.
A experiência do usuário é citada, em pesquisa da Afferolab, por 36% dos profissionais de T&D como principal fator na hora da escolha de uma plataforma de LMS ou LXP.
Fazer testes na ferramenta é essencial para garantir que ela seja intuitiva, responsiva e capaz de suportar vários formatos de conteúdo.
Aprendizagem adaptativa e contínua estão entre as grandes tendências para o agora e o futuro da educação corporativa, e ignorar esses fatores na implantação de um LMS ou LXP é meio caminho para o fracasso.
Uma dica para garantir sucesso é investir em trilhas personalizadas, conteúdos multimodais e jornadas alinhadas às competências da empresa.
Para se inspirar, conheça a história de sucesso da Natura e Avon com conteúdos personalizados.
Lançar uma plataforma de LMS ou LXP sem uma estratégia bem encadeada de comunicação tem boa chance de resultar em frustração.
A dica aqui é: traga lideranças e embaixadores para ajudar na comunicação e na divulgação da novidade; emprestar estratégias do time de marketing como “go live” ou “go to market” podem ser caminhos promissores para expandir o alcance da comunicação e engajamento.
Administradores e embaixadores precisam estar preparados e com a plataforma na ponta dos dedos para usar o sistema, gerenciar relatórios, publicar novos conteúdos e tirar dúvidas dos usuários.
A partir disso, ofereça treinamentos práticos e crie um manual de uso da plataforma. Não hesite em usar o LMS ou o LXP para treinar gestores e embaixadores.
E, para completar, acompanhe de perto os indicadores e métricas definidas para entender onde estão os pontos fortes e pontos de melhoria do seu ecossistema de aprendizagem digital.
Implantar um LMS ou LXP deve ser encarado como um movimento estratégico que impacta diretamente a cultura de aprendizagem, o engajamento dos colaboradores e, em última análise, a performance da organização.
Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.
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Implantar um LMS ou LXP de forma eficaz é essencial para o sucesso de T&D, pois as plataformas são bases para ecossistemas de aprendizagem vivos, dinâmicos e eficazes.
Para superar os desafios de hoje e do futuro, as empresas devem ter repertório, sensibilidade humana e estratégia.
Human Skills são habilidades socioemocionais e comportamentais que permitem às pessoas colaborarem, se comunicarem e se adaptarem de forma rápida e eficaz às mudanças de mercado.
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