BLOG
May 29, 2024

Passo a passo para criar um curso online corporativo

Criar um curso online corporativo é uma decisão que deve ser tomada de forma estratégica. A empresa precisa entender suas dores de desenvolvimento e estruturar um planejamento para que o processo seja seguido do início ao fim. No entanto, isso não é tudo.

Após colocar o curso no ar será necessário acompanhar as métricas e os resultados dessa estratégica. Esse acompanhamento vai garantir que a área de T&D identifique pontos de melhoria e evolução para colocar em prática.  

Neste artigo, você vai ver um passo a passo completo para criar um curso online corporativo e no final, ainda terá um bônus.  

Como criar um curso online corporativo: passo a passo completo

Defina o público-alvo do seu curso  

Antes de começar a pensar na criação do curso de fato, identifique quais são os grupos ou perfis de funcionários que precisam de treinamentos específicos. Essa definição faz parte da estratégia, pois não será possível criar diversos cursos de uma vez. Sendo assim, a empresa terá que escolher qual área de desenvolvimento vai atuar primeiro.

Pode ser que a sua empresa tenha uma deficiência em treinamentos de onboarding, ou que tenha algum compromisso regulatório para atender e por isso precisa de treinamentos específicos do setor.  

Essa necessidade precisa ser identificada antes de qualquer outra etapa.

Identifique o melhor formato

A sua empresa atua de forma remota? Nesse caso, os treinamentos online serão mais comuns. Afinal, se a equipe já está acostumada com o home office, fazer com que eles precisem estar presentes presencialmente poderá causar um impacto negativo na vida dos colaboradores.

Além dessa definição, você pode definir como os conteúdos serão apresentados, se será em formato de palestra, workshop, conteúdo gravado, online etc. Caso faça sentido, faça uma pesquisa com os colaboradores e entenda o que eles preferem.  

Crie o roteiro dos treinamentos

Agora que você já definiu o público-alvo e identificou quais cursos seus colaboradores precisam, além de ter definido o formato, pode começar o roteiro dos cursos. Aqui, é importante contar com o apoio de um especialista no assunto do curso.

Se possível, que essa mesma pessoa possa gravar as aulas. Isso ajudará a tornar a apresentação mais fluida e dinâmica.  

Comece as gravações

As gravações podem ser feitas internamente, pela própria empresa, ou por uma empresa terceirizada. Avalie o melhor custo-benefício, ou seja, considere o tempo que será necessário dedicar uma equipe para isso e o investimento, caso contrate um terceiro.

Para as empresas que optarem por gravar internamente, alguns materiais serão necessários:

  • Câmera DSLR;
  • Microfone sem fio compatível com smartphones e câmeras DSLR;
  • Ring Light ou Sofbox para iluminação;
  • Computador com placa de vídeo de 2GB;
  • Software gravador de tela de computador.

Além disso, crie um cronograma de gravações para saber exatamente o tempo que será necessário para esse processo.

Mais sugestões de conteúdos para sua empresa:

A criação de um curso não se limita a grandes produções com investimentos altos. Hoje em dia, é possível gravar vídeos com qualidade, utilizando apenas um celular com boa câmera e um microfone. A edição pode ser feita com recursos mais profissionais, como o Adobe Premiere ou mais simples, utilizando o iMovie e Windows Movie Maker.

Talvez a sua empresa já tenha muito conteúdo interessante em PDFs, apresentações comerciais e lâminas de vendas, basta estruturá-los adequadamente para formar um curso.

O podcast também é um canal interessante para as empresas que desejam compartilhar conteúdo, mas ainda não podem investir na produção de um curso audiovisual.

Hospede seu curso online

Curso gravado e editado. A próxima etapa é a hospedagem do curso. Para isso, você precisará definir uma plataforma. Existem diversas no mercado, focadas em cursos corporativos, mas você terá que escolher aquela que atende mais as necessidades do seu negócio.

É importante que a plataforma ofereça suporte para a sua empresa, pois diante de qualquer instabilidade, você terá uma equipe técnica para auxiliar. Outro ponto importante é a entrega de dados de engajamento.

Por meio desses dados, você saberá como seus colaboradores estão engajando nos conteúdos e quais eles estão assistindo mais ou menos. A partir dessas informações, você poderá ajustar os cursos e a estratégia da empresa.  

A Afferolab Learning Hub é uma plataforma LMS/LXP para hospedagem de cursos online que oferece uma experiência completa de Learning Streaming. Ou seja, seus colaboradores recebem recomendação de conteúdos que engajam igual às grandes plataformas de streaming de filmes e séries.

Quer saber mais sobre a plataforma? Agende uma demonstração hoje mesmo e descubra como podemos te ajudar a impulsionar o desenvolvimento de pessoas e a inovação na sua empresa!

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Como escolher uma plataforma de cursos para sua empresa

Precisa escolher uma plataforma de cursos para sua empresa, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, listamos 8 pontos para considerar. Confira!

Ler mais →
Faça parte da Rede Afferolab de Parceiros apaixonados por aprendizagem

Faça parte da Rede de Parceiros da Afferolab. Dê uma olhada neste artigo e confira todas as informações das parcerias que buscamos nesse momento e se inscreva agora mesmo!

Ler mais →
Case Agibank – Como inovar em uma área difícil de achar soluções inovadoras?
Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100