BLOG
May 13, 2024

Saúde mental no trabalho: 7 ações para promover na sua empresa

Saúde mental no trabalho é uma preocupação da sua empresa? Nos últimos anos, a saúde mental da população ganhou mais destaque, levando a discussão para dentro das empresas.

O aumento nos casos de afastamentos concedidos pelo INSS jogou luz em cima desse tema e fez com que as empresas começassem a buscar medidas para impedir que esse problema acontecesse internamente.

O ambiente em que o colaborador está inserido é determinante para que ele consiga ou não lidar com a saúde da mente da melhor forma. No entanto, embora haja real interesse nesse tema, muitas empresas ainda têm dificuldade em encontrar caminhos reais para promover uma boa saúde mental no trabalho.

Neste artigo, vamos mostrar algumas ações que podem ser aplicadas na sua empresa para garantir o bem-estar mental de seus colaboradores.

Por que a saúde mental no trabalho é importante?

Uma pesquisa recente, realizada pela Infojobs, revelou que 86% das pessoas mudariam de emprego buscando ter saúde mental e mais satisfação no trabalho.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como um estado de bem-estar vivido por cada pessoa, individualmente. É ela que permite que cada pessoa desenvolva habilidades pessoais para lidar com os desafios da vida e viver de forma contributiva na sociedade.

Diante disso, uma pessoa com uma saúde-mental afetada, pode ser impedida de se desenvolver pessoalmente e de contribuir com diferentes aspectos da sua comunidade.  

Uma pessoa que desenvolve alguma doença psicossomática, como depressão, ansiedade ou burnout, para de viver em sociedade de forma saudável. Isso afeta suas relações e sua rotina, principalmente a de trabalho.  

A saúde mental no trabalho também é capaz de afetar a rotina pessoal do profissional, fazendo com que ele perca o interesse em atividades que gostava antes ou até mesmo o ânimo para realizar tarefas simples do dia a dia, como se levantar da cama.

Quando um ambiente seguro e agradável não é oferecido ao colaborador, a tendência é o aumento do estresse, que aconteçam falhas de comunicação e o profissional se torne mais resistente a qualquer mudança.  

Essa pessoa pode enfrentar dificuldades para dormir, se tornar mais desatenta e entrar em um ciclo em que sua vida pessoal e profissional são prejudicadas.

E o que a empresa pode fazer para ajudar o colaborador a ter uma melhor saúde-mental no trabalho? Confira nossas dicas a seguir!

Como promover a saúde mental no seu trabalho?

1. Crie um programa de saúde mental na empresa

Assim como cada empresa tem sua própria cultura, as necessidades dos colaboradores no que diz respeito à saúde mental podem variar. Por isso, é importante identificá-las e mapeá-las.  

A partir desse mapeamento, será possível criar um conjunto de ações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Esse plano deve ser documentado e utilizado como um guia que vai orientar a todas as lideranças.

2. Incentive a prática de atividades físicas

Dados e especialistas defendem que a saúde mental é diretamente influenciada pela prática de atividades físicas. A prática de exercícios ajuda a promover uma sensação de bem-estar que afeta todo o organismo.

Algumas empresas realizam competições internas, patrocinam eventos esportivos para envolver os funcionários, criam grupos focados em determinadas atividades... Enfim, existem diversas formas de estimular os colaboradores a serem mais ativos fisicamente.

3. Promova eventos e conversas sobre o assunto

Para o colaborador, é importante saber que a empresa está preocupada com a sua saúde mental. Com a promoção de eventos e conteúdos focados nessa temática, o colaborador começará a entender a relevância desse tema.

Além disso, quem não tem muito conhecimento sobre o assunto poderá aprender mais e se tornar mais vigilante consigo mesmo. Outra vantagem é que quando o colaborador estiver enfrentando um problema de saúde-mental vai se sentir mais seguro para expor com suas lideranças.

4. Inclua a psicoterapia como um benefício

O acesso a terapia profissional ainda é algo limitado no país. Em diversos setores do mercado existem pessoas que não têm condições financeiras ou instrução para encontrar um profissional e começar um acompanhamento.

Quando a empresa oferece esse atendimento como benefício, um obstáculo é ultrapassado. Existem diversas plataformas digitais que reúnem profissionais de psicologia oferecendo atendimentos e conectam com as empresas. É um ótimo caminho para começar.

5. Avalie a rotina na empresa

Esse ponto é delicado, pois envolve a cultura das empresas, diferentes estruturas e processos. No entanto, se foi identificado que o maior risco para a saúde mental dos colaboradores é a rotina da empresa, será necessário revisitar e buscar melhorias.

A sua empresa não atua no regime home-office? Mas existe abertura para que isso seja avaliado? Os horários são muito rígidos, mas é possível ser mais flexível? O ideal é que uma pesquisa anônima seja realizada internamente para entender quais são os principais pontos de dor dos colaboradores e encontrar soluções para resolvê-los.

6. Crie um canal para feedback

Um canal anônimo é importante para que os colaboradores consigam denunciar problemas relacionados com assédio, racismo e violência - muitas vezes relacionados diretamente com o os danos à saúde mental.

Desse canal, será possível identificar pontos de melhoria que precisam ser aplicados.

7. Capacite e treine as lideranças

Lidar com a saúde-mental das pessoas não é tarefa fácil, por isso é preciso contar com profissionais capacitados. As lideranças, muitas vezes, são pessoas que os colaboradores sentem maior confiança ou se sentem mais inseguros.

As empresas precisam aproximar líderes de colaboradores e tornar o debate sobre saúde-mental uma ação frequente. Os líderes precisam aprender a reconhecer os sintomas, a desenvolverem práticas que ajudem na construção de um ambiente mais saudável e a serem vistos como profissionais preocupados com os colaboradores.

O investimento em treinamentos e formações específicas, voltadas para o desenvolvimento da comunicação, inteligência emocional, entre outros, com certeza retornará de forma positiva para a empresa.

Precisa treinar seus colaboradores? Conheça a Afferolab Learning Hub, uma plataforma que reúne o que há de melhor no LXP e LMS e oferece uma ótima experiência para os profissionais.

Solicite uma demonstração gratuita e veja como ela pode te ajudar.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Making Of.fice #21 | Relações humanas em empresas horizontais

O episódio #3 da temporada 2022 do Making Of.fice está no ar! O tema da vez é sobre as relações humanas nas empresas horizontais e verticais. Aperte o play e ouça esse bate-papo!

Ler mais →
Zeitgeist – Futuro da Aprendizagem
Ler mais →
Influenciadores digitais em 2021: do puro marketing à influência consciente

Um personagem da mitologia grega estar tão conectado ao nosso contexto atual. Já tinha imaginado esse cenário? A alegoria de Narciso propõe uma discussão sobre os limites da vaidade e da valorização do ego como um dos maiores defeitos da humanidade.

Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100