BLOG
June 7, 2024

Como formar times extraordinários

Até nas coisas mais simples encontramos o extraordinário. Já se deparou com um tomate em forma exata de coração? E o floco de neve, que tem formato de flor? O pôr do sol e suas cores estonteantes, uma borboleta com tons infinitos. Além disso, temos a complexidade dos feitos extraordinários. Alguns se explicam, outros nem tanto: o pouso na lua, o cérebro humano e os devaneios da mente, a criatividade infinita, a descoberta da estrutura do DNA, o oceano, a diversidade da vida na terra. Enfim, daria para elencar milhares de feitos e efeitos com importância e impactos de valor.

O que é extraordinário para você? É algo que foge do previsto, fora do comum, que se estende além das expectativas, singular e inigualável? É uma palavra forte, intensa, imponente. Tudo o que vivemos em termos de experiências e as caracterizamos como extraordinárias nos causou impacto, certamente.

Assim também são os times diferenciados nas organizações. A partir da interação dos indivíduos e das equipes, é possível realizar feitos valorosos como, por exemplo, a equipe de desenvolvimento do Genoma Humano ou a equipe de resgate da caverna Tham Luang ou mesmo a equipe da qual você já faça parte e que é impulsionada por entregas brilhantes e que contribuem para o avanço da nossa sociedade.

Times diferenciados são, em sua maioria, compostos por pessoas das mais diversas formações e origens. Tanto a diversidade de ideias e de movimentos quanto a divergência e convergência dançam como o Ballet Bolshoi, o Mariinsky ou o Royal.

É preciso intensidade no coração e uma combinação potente de skills. As intersecções das habilidades impulsionam a mescla de ferramentas, conceitos, histórias e vivências, criando ambiente apropriado e contexto para o que vem pela frente. Sim, é um desafio. E sim, pessoas sozinhas são ou podem ser extraordinárias, no entanto, quando se juntam, criam resultados extraordinários inimagináveis.

O desafio passa por habilidades necessárias para navegar em grupo e que às vezes se tornam distantes ou esquecidas, principalmente na arena de trabalho que temos vivido ao longo dos últimos anos: relações com a organização, configurações dos times, e desenhos organizacionais. As novas modelagens instaladas e que ainda vêm pela frente trazem a complexidade necessária para expandirmos a consciência para atuações cada vez mais pautadas no apoio mútuo.

Aqui, convido para uma reflexão acerca de pontos a serem considerados para uma equipe e atuação extraordinárias que envolvem vivências, comportamentos e sensações individuais e coletivas que, além dos seus benefícios intangíveis, nos trazem produtividade consistente para resultados longevos.

Como montar um time extraordinário?

Paixão

Um frio na barriga arrebatador; todos sabemos o que é estar nessa frequência. Esse sentimento intenso é uma força vital e transformadora para as nossas ações. Estar conectado individualmente pela paixão com aquilo que fazemos é ingrediente fundamental para a excelência e, quando isso encontra outras conexões na mesma sintonia, os resultados se elevam consideravelmente.

Vínculos emocionais potentes

Construir vínculos e contar com o entorno a partir de relações de confiança oferecem plenitude na ação. Eles trazem cor e significado para nossa criação de valor a nós mesmos e aos outros. A confiança construída e demonstrada por nossas ações (e não pelas intenções) revela laços profundos e mútuos para resultados consistentes permeados por respeito e segurança.

Aprendizagem colaborativa

Além do compartilhamento generoso para proporcionar grandes movimentos de aprendizagem a partir de insights, é preciso criar o espaço da segurança para aprender. Nesse cenário, não existem as perguntas consideradas “bobas” e muito menos aversão ao risco, pois a experimentação é constante e as possíveis falhas são relatadas e trabalhadas na intenção do crescimento individual e do grupo.

Desenvolva a aprendizagem colaborativa em sua empresa. Conheça as soluções da Afferolab!

Verdade

É uma virtude essencial e valiosa. A transparência nas interfaces, nas relações, na comunicação é um tesouro que precisamos usufruir. Ser autêntico consigo e com os demais traz credibilidade, reputação e fortalece as relações de confiança.

Expressão genuína

Relacionado ao item anterior, a expressão é parte fundamental do nosso ser e nos traz a compreensão do mundo à nossa volta. Quando você se expressa genuinamente, trazendo ao grupo seus incômodos, angústias e satisfações, está sendo fiel a si mesmo e às suas próprias crenças, sentimentos e valores. Isso permite que você viva uma vida mais autêntica, alinhada com quem você realmente é. Essa autenticidade traz uma sensação de congruência interna e ajuda a construir relacionamentos sólidos e significativos. No entanto, o espaço da expressão genuína deve ser criado e cultivado por todos.

Pertencimento

Outro aspecto essencial da natureza humana e que está profundamente enraizado na forma como evoluímos como seres sociais. Estar plenamente pertencente a um grupo contribui para a formação de nossa identidade pessoal. Por meio desses grupos a qual pertencemos, nos deparamos com normas, valores, crenças e comportamentos que moldam nossa autodefinição e nos ajudam a compreender nosso lugar no mundo. Equipes extraordinárias têm o sentimento de pertencimento, sentem que são valorizadas pelo todo com suas contribuições valiosas e proporcionam senso de propósito e significado uns aos outros.

Flexibilidade

A adaptabilidade é uma das habilidades mais importantes quando falamos de equipes diferenciadas. É como a potência de um elástico. Estar aberto a novas experiências, perspectivas e aprendizados traz a resiliência necessária para os obstáculos, inundando o indivíduo e o grupo de autoconfiança e autoestima. De partida, somos privilegiados, pois o cérebro humano possui uma notável capacidade de adaptação, conhecida como neuroplasticidade.

Ela refere-se à capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função em resposta a experiências, aprendizado e mudanças ambientais. Aqui, vale uma reflexão sobre as últimas situações adversas que vivenciamos, analisar quão flexível fomos e quais aprendizados nos trouxeram.

Experiências relevantes

Com o avanço da tecnologia e estímulos infindáveis de todas as ordens, nos surpreendemos a quase todo momento. E sempre estamos querendo mais. É a dança da vida na contemporaneidade. Dessa forma, proporcionar experiências relevantes uns aos outros é uma maneira significativa de criar conexões, compartilhar conhecimento e enriquecer a vida em conjunto. Divergir, convergir, experimentar, tudo isso estimula o pensamento crítico e nos traz a criatividade necessária para a composição de times excelentes.

Segurança emocional

Talvez o pilar mais importante que caracteriza times diferenciados. Trata-se de uma sensação de tranquilidade, estabilidade e confiança em nossas emoções e relacionamentos. Um espaço seguro emocionalmente nos faz sentir protegidos para tratar desafios do nosso cotidiano, trabalhar conversas corajosas e dialogar com impacto profundo. Criar e manter essa fortaleza é um processo contínuo, com esforço individual e coletivo.

Vale refletirmos qual a nossa contribuição individual para que possamos navegar em mares calmos ou revoltos, de forma a criar e manter elementos que potencializam o espetáculo de uma equipe dos sonhos.

Escrito por Daniella Russo, Chief Sales Officer na AfferoLab (artigo publicado originalmente no LinkedIn da Afferolab)

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

Fale com o nosso time

Nossas redes

MAKING OF.FICE

Escolha seu player favorito, e escute o episódio mais recente do nosso podcast!

Pocket Learning | Linguagem não sexista

Leia mais →

Confira o novo pocket learning da Afferolab e entenda um pouco mais sobre a importância de utilizarmos, cada vez mais, uma linguagem inclusiva e não sexista!

Pocket Learning | Segurança Psicológica

Leia mais →

Para que haja inovação, aprendizado, autodesenvolvimento e inteligência coletiva dentro das organizações, é preciso promover ambientes corporativos psicologicamente seguros. Entenda mais sobre o conceito de Segurança Psicológica neste Pocket Learning.

Veja mais
Carteira de Habilidades com blockchain: evidências de lifelong learning

“Se o blockchain gerencia muito melhor a responsabilidade e a transparência, faz todo o sentido ser aplicado para evidências do que se aprende e do que se faz”. É isso que afirma Barbara Olivier, diretora executiva de Inovação e Tecnologia na Afferolab, sobre a aplicação de blockchain na aprendizagem corporativa para certificar habilidades profissionais por meio de tecnologias e plataformas de aprendizagem, como o LXP.

Ler mais →
Pocket Learning | Primeira Liderança

Virei líder, e agora? Quem assume um cargo de liderança pode enfrentar algumas ansiedades na atuação nesta nova posição e também à frente de sua respectiva equipe. Mas calma que esse material pode ajudar você a superar alguns desses medos.

Ler mais →
E-book | Como, na prática, a universidade corporativa está se transformando?

Atualmente, esta pergunta-título é uma grande discussão no universo da educação e da aprendizagem corporativa. Mas, o que de fato está morrendo e o que está nascendo no lugar? Neste material, trazemos insights importantes sobre o futuro das universidades corporativas.

Ler mais →
© 2022 Afferolab | CNPJ: 11.472.921/0002-54

Nossas redes

Making Of.fice | Podcast

Fale com a gente!

E-mail: institucional@afferolab.com.br
Telefone: 55 11 3372-6100
WhatsApp: 55 21 97920-0321

Nosso Escritório:

São Paulo

Alameda Santos, 1827, 12º andar
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP 01419-100