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May 27, 2024

Como escolher uma plataforma de cursos para sua empresa

Depois que a empresa reconhece que uma plataforma de cursos é a melhor alternativa para promover seus treinamentos, começa a difícil tarefa de escolher a melhor ferramenta.

Esse processo de tomada de decisão envolve diversos fatores. Cada empresa deve ponderar suas necessidades e objetivos para considerar qual tipo de ferramenta é mais interessante. No entanto, avaliamos que alguns aspectos são fundamentais para qualquer plataforma de cursos e a sua empresa não pode deixar de priorizá-los.

A seguir, listamos esses pontos para te ajudar a escolher uma plataforma de cursos para sua empresa. Continue lendo e confira!

8 critérios para escolher uma plataforma de cursos

Facilidade de interação e usabilidade

Embora a tecnologia esteja presente na rotina de boa parte das pessoas, nem todas têm habilidades com algumas plataformas. O ideal é que uma ferramenta de cursos online seja intuitiva – ou seja, simples de usar sem a necessidade de instruções.  

O colaborador deve entrar na plataforma e visualizar tudo o que pode fazer e conseguir explorar outros recursos com facilidade. Isso será fundamental para o engajamento, pois quando a tecnologia é um limitador, a tendência é que as pessoas evitem utilizá-la.

Interface personalizável

A personalização permite que a empresa caracterize a plataforma, deixando-a com o mesmo visual da sua identidade. Dessa forma, o colaborador, ao acessá-la, se sentirá em um ambiente que ele já conhece.  

Esse reconhecimento é a primeira quebra de obstáculo para quem está começando a usar uma ferramenta nova. Além disso, a plataforma deve proporcionar outros níveis de personalização, que sejam interessantes para o negócio.

Autonomia para o colaborador

A empresa produzirá uma série de conteúdos para o colaborador desenvolver as habilidades necessárias para sua atividade ou para cumprir requisitos de negócio. Porém, é importante que não fique limitado a isso.

Oferecer outros tipos de conteúdos e treinamentos que não estejam diretamente atrelados ao negócio, mas que também proporcionam ganhos para a empresa é fundamental.

A plataforma Afferolab Learning Hub, por exemplo, já conta com mais de 300 conteúdos, totalmente gratuitos, que podem ser realizados pelos colaboradores desde o primeiro dia. Essa é até uma forma de ajudar a empresa a manter os profissionais em treinamento enquanto não disponibilizam os conteúdos autorais.

Suporte de especialistas

Por mais simples e completa que a plataforma seja, alguns imprevistos podem acontecer. Um funcionário pode ter problemas de acesso, a plataforma pode passar por alguma instabilidade ou apresentar erros. A tecnologia não é livre de falhas e isso pode acontecer com as melhores soluções do mercado.

Diante desses e outros casos, a empresa precisa ter um canal direto com profissionais que possam ajudá-la a mitigar esses problemas. O atendimento deve ser ágil e solucionador para que nenhum grande impacto seja causado para a empresa.

Modularidade e flexibilidade

Nem sempre o time de T&D da empresa conseguirá adicionar todos os conteúdos necessários de uma vez ou com a agilidade esperada. Em outros casos, pode ser necessário substituir um conteúdo ou adicionar uma informação.  

Imprevistos acontecem nas melhores empresas e em todas as situações, o importante é ter uma plataforma flexível e modular, que vai permitir que os conteúdos sejam ajustados de acordo com a necessidade.

Identificação de interesses

Em uma plataforma com diversos tipos de conteúdos, além dos obrigatórios, será preciso localizar os colaboradores para que eles não fiquem perdidos com tanta informação. Uma forma de fazer isso é identificar quais são os interesses deles e indicar conteúdos relacionados.

Na Afferolab Learning Hub temos o tagueamento, um recurso que permite que o colaborador selecione as tags de assuntos que mais interessam. A partir dessa relação de tags, a plataforma entrega os conteúdos que estão relacionados. O profissional pode mudar suas tags sempre que quiser.

Relatórios de engajamento

Depois de implementar a plataforma, publicar os conteúdos e permitir o acesso dos colaboradores, será importante ter acesso a dados de engajamento. Saber como os conteúdos estão performando, quais temas os colaboradores estão mais interessados e até a média de tempo que estão levando para concluir determinadas trilhas vai ajudar o time de T&D a melhorar essa experiência e alcançar os resultados esperados.

Por isso, garanta que a plataforma contratada conta com levantamento de dados e emissão de relatórios recorrentes.

A Afferolab Learning Hub entrega relatórios completos que ajudam a empresa a entender como está o engajamento do colaborador nos treinamentos.

Emissão de certificados

Por fim, os certificados são importantes para o colaborador. Principalmente para treinamentos específicos, voltados para algumas áreas de atuação, como tecnologia e financeira.

Com a Afferolab Learning Hub, seus colaboradores têm uma experiência rica e ainda têm acesso a certificados de todos os treinamentos que a empresa quiser emitir.  

Quer saber como a plataforma de cursos Afferolab Learning Hub pode ajudar o seu negócio? Solicite uma demonstração gratuita.

Mais do que uma consultoria de treinamentos, atuamos como um ecossistema de aprendizagem, promovendo experiências de alto impacto, significativas, memoráveis e feitas para melhorar a vida de gente como a gente.

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